terça-feira, 8 de setembro de 2009

Veículos mediáticos monitoram nossas vidas?


Em tempos passados, as notícias de interesse público eram apresentadas aos cidadãos através dos jornais, entretanto, com o avanço tecnológico, a Televisão foi o grande atrativo naquela época, uma vez que trazido para o Brasil por Assis Chateaubriand pôde ser considerada um super investimento.

Após sua chegada, estudos foram realizados e analisados para que houvesse a transmissão de imagens coloridas e assim foi feito. Enfim, conforme os anos foram se passando, novos veículos de comunicação foram surgindo e ganhando espaço no mercado.

Programas de TV, Rádio, Informativos e principalmente, a internet, estão se modernizando a cada dia , e disponibilizando ao leitor, diversas formas de adquirirem informações, entretenimento e cultura.

Por mais que esses veículos sejam indispensáveis na vida cotidiana das pessoas, eles também são essenciais para gerar conflitos, mau-entendidos, desconfianças e principalmente, faz com que uma simples situação, possa ser o fim do mundo dependendo da maneira na qual for apresentada. Ressaltando o poder que a mídia seja de qualquer formato exerce diante de seus leitores.

Buscando exemplos sobre o que os meios de comunicação pode fazer com a vida de alguém, temos o filme “Controle Absoluto”, onde o assunto abordado foi o avanço tecnológico e a função deles, tanto no mercado profissional como pessoal.

A idéia a ser transmitida para nós é de que, estamos aptos e propícios a sermos vítimas e dependente de uma mídia que induz, aumenta um fato, e nos prende.

O filme explica como a evolução da tecnologia pode interferir nos equipamentos, nas invenções, nos sistemas e gerenciamentos de empresas, enfim, coisas que antigamente eram feitas de uma maneira, e hoje, está sendo encaminhada na medida em que as ferramentas da web proporciona.

Diariamente, como no filme, somos monitorados, não necessariamente da forma em que o vídeo apresenta, mas sim, na medida em que ficamos horas e horas na frente de um computador, vídeo-game, eletrônicos que são capazes de causar vícios dificilmente de ser controlados.

Os meios jornalísticos dispõem de características importantíssimas para invadir a vida de seu receptor, ou seja, consegue analisar e discorrer sobre qualquer assunto para prender a atenção do leitor, ou melhor, ela matem o firme aspecto de controlar e monitorar os gostos, idéias e falhas que seu ouvinte/leitor apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário